A Associação Clube de Xadrez Fraiburgo, que participa de torneios durante todo o ano, recebeu a visita do deputado estadual Natalino Lázare (PR), no último fim de semana. Entre os alunos, está o campeão brasileiro escolar, o fraiburguense João Vitor Dalanhol.

Com o intuito de promover a prática do jogo de xadrez como atividade esportiva, dois projetos de autoria de Lázare tramitam na Assembleia Legislativa. Um deles é instituir a Semana de Divulgação do Jogo de Xadrez em Santa Catarina, a ser realizada, anualmente, no mês de novembro, com término no dia 19, Dia Internacional do Xadrez. O outro projeto é implantar a Olimpíada de Xadrez nas escolas da rede pública de ensino.

“Existem diferentes formas de aplicação do xadrez. Pode ser usado como apenas como uma distração, com enfoque no lazer e na diversão, ou ainda como uma preparação para competições, já que é um jogo que exige concentração e o uso de determinadas estratégias”, explica Lázare.

O projeto xadrez nas escolas foi implantado em 2000 pelo professor Alvino Junior e sua esposa e também professora Iole Dahmer. Em 2001, alguns alunos já ganharam destaque iniciando a participação em um circuito regional. No ano de 2003 foi criada a Associação Clube de Xadrez Fraiburgo.

O município começava a se destacar a nível estadual e também nacional, com muitos enxadristas campeões e entre os melhores do Brasil, além de sediar vários torneios. Em 2009, o professor Alvino não resiste ao câncer e vem a falecer. Antes de sua partida, teve uma conversa muito séria com quatro de seus alunos, que não deixassem o xadrez de Fraiburgo morrer.

Juliano Zonta e Thaís Moraes tornaram-se os responsáveis pela modalidade desde então continuando com o legado e há aproximadamente 1 ano contam com a ajuda do brasiliense e mestre fide,  título vitalício concedidos pela Federação Internacional de Xadrez aos enxadristas profissionais, Lucas Aguiar. No mês de outubro desse ano, conquistamos pela 1ª vez na história do xadrez fraiburguense o título de Campeão Brasileiro.

Além dessa importante conquista nacional, temos em nosso histórico a participação de dois alunos em Campeonato Mundial na Africa do Sul em 2014, vice-campeões geral dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc) em 2015, várias medalhas no individual no Olesc, Joguinhos e Jogos Abertos de Santa Catarina e vários títulos Estaduais pela Federação Catarinense de Xadrez.

Confira os nossos Projetos de Leis
Acesse a nossa página no Facebook
Associação Clube de Xadrez Fraiburgo. Foto: Divulgação.

Associação Clube de Xadrez Fraiburgo. Foto: Divulgação.

Campeão brasileiro escolar, o fraiburguense João Vitor Dalanhol. Foto: Divulgação.

Campeão brasileiro escolar, o fraiburguense João Vitor Dalanhol. Foto: Divulgação.