Reunião da comissão presidida pelo deputado Natalino Lázare ocorre nesta quarta-feira, 22

A estimativa da safra de verão 2017/18 dos principais grãos de Santa Catarina, com atenção especial para o milho, será destaque na reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira. 22.

Presidida pelo deputado Natalino Lázare, a Comissão terá a participação da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab/SC), da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

Lázare ressalta a preocupante situação dos produtores sobre a queda na área plantada de milho e cobrou explicações por parte dos governos Federal e Estadual às ações que estão sendo tomadas diante deste quadro que assola desde o pequeno produtor até a agroindústria catarinense.

“Tenho uma preocupação muito grande com relação a isso. No ano passado tivemos uma séria crise de abastecimento e atualmente temos milho sobrando no Brasil, especialmente nos mercados do Centro-Oeste, mas não temos uma logística definida para trazer o grão para Santa Catarina. O nosso Estado tem um déficit de 4 milhões de toneladas de milho e precisamos de um planejamento para esse grão para cá. Defendo a ideia de que primeiro precisamos comprar o milho produzido dentro do Brasil e somente em caso de emergência buscar alternativas em outros países”, enfatiza o deputado Natalino.

Para o deputado, o preço do milho praticado hoje poderá ser um desestímulo para os produtores. “Um dos trabalhos realizados é a articulação política junto ao Governo Federal para aumentar o estoque de passagem na Conab/SC, enfatiza”.

Confira os nossos Projetos de Leis
Acesse a nossa página no Facebook