Parlamentar é autor da lei que institui o Dia Estadual da Equoterapia em Santa Catarina

O autor da lei que institui o Dia Estadual da Equoterapia em Santa Catarina, deputado Natalino Lázare, participou da abertura da 7ª edição do Congresso Brasileiro e do 5º Fórum Latino-Americano de Equoterapia, nesta quarta-feira, 11, em Florianópolis.

Em seu discurso de abertura, o parlamentar enalteceu o trabalho da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE-Brasil), sob a presidência do coronel Jorge Dornelles Passamani, e parabenizou todas as pessoas envolvidas nesta causa tão nobre para a sociedade. A terapia consiste na utilização de cavalos para promover o desenvolvimento físico e psicológico de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

“Em homenagem a esses profissionais, tenho a honra de ter sido o autor da lei que institui o Dia Estadual da Equoterapia em Santa Catarina. Minha próxima luta, pelos benefícios proporcionados às pessoas com deficiência, é fazer com que este método terapêutico seja incluído na política de Estado como serviço de saúde complementar”, ressalta o deputado Natalino.

O presidente da ANDE-Brasil agradeceu todo o apoio do deputado Natalino, declarando o parlamentar como padrinho da Associação Nacional de Equoterapia em Santa Catarina e enfatizou que o intuito do Congresso é deixar um legado de que as pessoas possam ter mais acesso a esse benefício.

Com uma abordagem transdisciplinar, a prática é indicada para pessoas com deficiências neuromotoras, cognitivas ou distúrbios psicológicos, com benefícios confirmados em estudos científicos. No campo da educação, também é recomendada para crianças com problemas de concentração, hiperatividade e/ou dificuldade de socialização.

Normalmente o aluno inicia passando pela avaliação da equipe, que inclui profissionais de fonoaudiologia, fisioterapia e instrutora de equitação profissional. Os cavalos utilizados na prática são animais especiais, muito dóceis e exclusivos para esse serviço.

Confira o discurso de abertura do deputado Natalino Lázare

Deputado Natalino Lázare ao lado do presidente da Andre Brasil. Foto: Guilherme Garcia / Divulgação

Deputado Natalino Lázare ao lado do presidente da Andre Brasil. Foto: Guilherme Garcia / Divulgação

Confira os nossos Projetos de Leis
Acesse a nossa página no Facebook