Trecho compreendido liga os municípios de Videira a Iomerê

O deputado Natalino Lázare protocolou na Assembleia Legislativa um ofício solicitando ao Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra) a possibilidade de elaboração de um projeto de ciclovia, no trecho entre os municípios de Videira e Iomerê.

O parlamentar ressalta que o pleito busca proporcionar maior segurança aos inúmeros ciclistas e pedestres que utilizam o trecho para realizar a prática de caminhadas e esportes. Ao contrário do carro, a bicicleta é um meio econômico, limpo, saudável, prático, integrativo, silencioso e rápido para pequenos deslocamentos. No entanto, ainda enfrenta desafios para se consolidar como alternativa viável de transporte.

Embora existam pesquisas que mostram que andar de bicicleta deixa a sociedade mais saudável e até mesmo aumenta a lucratividade de negócios locais, um estudo realizado na Nova Zelândia revela como investimentos em infraestrutura cicloviária podem trazer retornos financeiros para as cidades em longo prazo, além do bem-estar físico, social e ambiental.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, andar de bicicleta faz bem para saúde reduzindo o risco de problemas cardíacos, obesidade e pressão alta. A prática estimula o sistema imunológico e aumenta o número de glóbulos brancos, ajudando o organismo a defender-se de vírus e bactérias.

Andar de bicicleta trabalha ainda os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário. Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.

Confira os nossos Projetos de Leis
Acesse a nossa página no Facebook